2009-08-25

Administração é o curso com o índice de restrição mais baixo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/08/2009, sobre como Administração tem o índice de restrição mais baixo no mercado de trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Administração é o curso com o índice de restrição mais baixo

administração símbolo
"Estou cursando administração e estou muito preocupado", escreve um ouvinte. "Ouvi dizer que no Brasil existem cerca de 100 mil administradores desempregados. Isso é verdade?"

Provavelmente, sim. O número talvez seja até maior que 100 mil. Mas não entre em pânico ainda.

Nós poderíamos classificar os cursos superiores conforme os seus índices de restrição.

Odontologia, por exemplo, é um curso altamente restritivo. Um formando em Odontologia vai abrir o próprio consultório, ou trabalhar num consultório, ou associar-se a um convênio, ou alguma combinação dessas três opções. Se ele se candidatar a uma vaga em finanças ou marketing, a formação o excluirá do processo. E portanto, Odontologia é um curso com altíssimo índice de restrição.

Administração, por outro lado, é de todos os cursos, aquele que tem o índice de restrição mais baixo. O administrador pode mirar em várias direções. Ele pode se empregar num hospital, num restaurante, num clube de futebol, ou em qualquer lugar que demandam serviços administrativos, e são raríssimos os lugares que não demandam.

O número que nosso ouvinte mencionou é uma questão de interpretação. Exatamente por ser o curso que oferece o maior leque de opções, Administração é o curso que mais forma profissionais no Brasil.

Vamos considerar, só para efeito de cálculo, que anualmente sejam diplomados 100 mil administradores e 10 mil engenheiros ambientais. Vamos dizer também que 60 mil administradores não conseguirão um emprego de imediato. E 6 mil engenheiros ambientais também não, porque esse é um curso restritivo, em função do baixo número de vagas oferecidas.

Portanto, a sobra de administradores seria 10 vezes maior, em números absolutos. Porém, em números relativos, a possibilidade de um administrador se empregar seria de 80%. E a de um engenheiro ambiental, de 40%.

Eu sugiro que o nosso ouvinte continue procurando um estágio ou um emprego, porque a chance de encontrá-lo será bastante alta. A situação seria bem pior se ele estivesse fazendo um curso restritivo. E somente após se diplomar, descobrisse que o mercado oferece apenas 1 vaga para cada 5 formandos.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

disse...

Ou que ao final do curso descobrisse que o diploma foi desconsiderado, e num vale de muita coisa...

Bjo

Ju ♥ disse...

nem me fala.

Lara disse...

Mais um post que eu não tenho nada para comentar.

;]