2009-08-04

Se você não pode combater o inimigo, junte-se a ele - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/08/2009, com uma história de apelidos indesejáveis.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Se você não pode combater o inimigo, junte-se a ele

docinho
"Sou uma pessoa séria", escreve seriamente um ouvinte. "Procuro me concentrar em meu trabalho e não fico dando liberdade para brincadeiras. Talvez, por esse meu jeito de ser, meus colegas me colocaram um apelido. Se fosse um apelido carinhoso, eu até relevaria o fato. Mas não é. Parece-me que foi mais um jeito de me degradar. Gostaria de saber que medidas posso tomar em relação a essa iniciativa de péssimo gosto."

Esse caso me fez lembrar de um colega com quem trabalhei, o Hamilton. Além de sério, o Hamilton era assim meio ameaçador no trato com os colegas. Um dia, a mulher do Hamilton o deixou na porta da empresa, e se despediu dele dizendo "Bom dia, docinho". A partir desse dia, o Hamilton ganhou um apelido que grudou no nome dele, Hamilton Docinho.

Ele tentou de tudo. Primeiro, ignorou. Depois, conversou. Em seguida, esperneou. Aí, o Hamilton decidiu devolver a ofensa na mesma moeda. E começou a botar apelidos chulos nos colegas. Nenhum pegou. E finalmente, o Hamilton ameaçou sair na porrada, mas nada disso adiantou. Porque até o chefe do Hamilton já havia passado a se referir a ele como Docinho, para delírio da tropa.

Isso faz mais de 15 anos, e até hoje, ele continua sendo o Hamilton Docinho. Ao perceber que não podia lutar contra a avalanche, Hamilton incorporou o apelido. O email dele é hdocinho, tudo junto.

Ele fez a mesma coisa que fez a torcida do Palmeiras, ao transformar um apelido inicialmente pejorativo, porco, num vibrante grito de guerra.

Ao nosso sério ouvinte, eu sugiro o mesmo caminho trilhado pelo Hamilton Docinho: ignorar, conversar numa boa, conversar não muito numa boa, espernear com veemência e ameaçar os colegas com um processo coletivo por danos morais.

Talvez ele possa agregar uma reclamação por escrito à área de recursos humanos, mas algo me diz que isso apenas daria ainda mais respaldo ao apelido.

Eu sinto não ter uma receita mágica para remoção de apelidos indesejáveis, mas uma lição secular ensina que quando não dá para combater um inimigo mais organizado, mais consistente e mais forte, a solução mais sábia é se juntar a ele.

Max Gehringer, para CBN.

4 comentários:

Rubens Brito disse...

Ola Andarilho. tem email pra contato?

Andarilho disse...

é eeyamane arroba gmail

CintiaYamane disse...

hmmm.. qual sera o apelido que deram pro ouvinte??? huhuhu... ele não kis falar..

esse cupcake ai me parece delicioso..

Anônimo disse...

Um amigo da faculdade recebeu o carinho apelido de Amorzinho, pois quando os veteranos perguntaram a ele como sua mãe o chamava, ele respondeu: "Ela me chama de Amorzinho".