2009-08-28

'Tenho grande insegurança diante de pessoas com nível hierárquico superior' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/08/2009, sobre insegurança no trabalho, diante de superiores e críticas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho grande insegurança diante de pessoas com nível hierárquico superior'

parafuso
"Tenho uma insegurança muito grande", escreve uma ouvinte, "que se manifesta principalmente quando encontro pessoas de nível hierárquico mais alto, em conversas informais ou em reuniões. Se falo alguma coisa, me arrependo depois. Se não falo nada, que é o que geralmente acontece, me arrependo por não ter falado.

Eu não entendo porque isso acontece, porque não sou tímida, pelo menos não exageradamente. Esse medo de me expôr só ocorre no trabalho. Se estou esperando ouvir um 'sim' e ouço um 'não', entro em parafuso. Há alguma maneira de eu contornar essa insegurança?"


Não. Hahaha. Brincadeira. Claro que sim!

Para começar, profissionalmente, todo mundo é inseguro. O que varia é o grau dessa insegurança, do mais leve, perfeitamente disfarçável, até o mais agudo, que costuma ser facilmente agravado pelos fatores que geram insegurança. Por exemplo, o primeiro dia numa nova empresa, a chegada de um novo chefe ou uma entrevista de emprego. Até o quadro na parede dá medo. Aí, a pessoa começa a pensar que não deveria ter vindo, que não vai saber o que falar, e o resultado é que a concentração acaba se diluindo e criando aqueles "brancos" que os inseguros sentem.

Insegurança tem a ver com baixa auto-estima. A pessoa não acredita nela mesma. E isso pode ser fruto da educação na infância: ou a criança foi criticada demais, ou foi criticada de menos, e agora encontra tanta dificuldade para digerir uma crítica, que tenta evitar que a crítica seja feita, simplesmente se calando.

Uma boa terapia ajudaria bastante. Mas para os que não querem, ou não podem fazer terapia, uma dica é não tentar se livrar de toda a carga de insegurança de uma só vez. O melhor é ir criando coragem aos poucos. Fazendo esforço para ser o primeiro a falar numa reunião, ou ir fazer uma pergunta para o chefe, mesmo que não haja necessidade de perguntar nada.

Quem tenta superar a insegurança, sempre descobre com surpresa, que não é tão complicado assim, articular uma frase inteligível. Nossa ouvinte não consegue porque fica imaginando todas as consequências desagradáveis de algo que ela possa vir a dizer. E por isso, ela não diz nada e isso aumenta a insegurança dela.

É como o parafuso, que a nossa ouvinte mencionou. Dependendo o lado para o qual o giramos, o parafuso afunda cada vez mais, ou se afrouxa cada vez mais. Nossa ouvinte só precisa aprender a dar a primeira viradinha na rosca do parafuso, para o outro lado.

Fácil não é, mas é menos difícil do que o inseguro pensa.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: