2009-08-13

Cuidado com o golpe do emprego - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/08/2009, com um alerta para os profissionais que recebem propostas de agências de emprego que cobram pela vaga.

E sobre o mesmo assunto, não deixe de ler esses comentários:
- O que é uma Agência de Recolocação e quais serviços elas prestam
- Sobre o trabalho das consultorias de outplacement
- Sobre o trabalho dos headhunters

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Cuidado com o golpe do emprego

golpe do emprego
Vou repetir um alerta que já foi dado um par de vezes aqui na CBN. Cuidado com o golpe do emprego. Os profissionais mais visados pelo golpe do emprego são aqueles que:

Primeiro, ocuparam um cargo de liderança numa boa empresa, e portanto ganhavam salários razoáveis.

Segundo, são relativamente estáveis, isto é, tiveram no máximo 3 empregos num período de 10 anos.

E terceiro, estão desempregados há mais de 4 meses.

Juntando essas três características, encontramos profissionais que estão altamente preocupados em se recolocar. E devem ter alguma poupança.

Onde esses profissionais podem ser encontrados? Principalmente, nos sites de emprego. Quando um currículo é postado num site, ele pode ser acessado por muita gente. Desde empresas sérias até golpistas.

E como o golpe funciona?

Uma agência, com um novo vistoso, chama o profissional que postou o currículo, para conversar. Já na ligação, é dito que existe uma vaga em aberto e que o profissional se encaixaria perfeitamente nela. Nesse momento, quem está ansioso por um emprego, imagina que sua sorte acaba de mudar.

Na conversa pessoal com a agência, a situação parece ainda melhor. A tal vaga oferece um bom salário e ótimos benefícios. Aí, já encantado com a oportunidade, o profissional é convidado a fazer um depósito inicial, que varia entre mil e 3 mil reais, para que a agência possa dar prosseguimento ao processo.

Que de fato prossegue, com o profissional sendo entrevistado por alguém que faz parte do esquema. Mas na prática, a tal vaga nunca existiu e o valor pago antecipadamente é perdido.

Como a agência não assina qualquer documento, ou garantindo o emprego, ou se comprometendo a devolver o dinheiro caso não haja a contratação, o profissional enganado fica sem base para mover um processo por estelionato.

É claro que existem no Brasil centenas de agências de emprego sólidas e honestas. Mas, para os profissionais que estão no grupo de risco do golpe de emprego, a sugestão é simples. Se uma agência pedir dinheiro adiantado, para uma recolocação praticamente certa, fuja! Correndo!

Via de regra, agências sérias não cobram um centavo da pessoa física, o profissional que procura emprego. Elas recebem o pagamento por seus serviços, diretamente da pessoa jurídica, a empresa que contratou os serviços delas.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: