2010-03-20

Filme: Ilha do Medo

Terça passada aproveitei o desconto no preço do ingresso no cinema e fui assistir Ilha do Medo (ou Shutter Island, no original, baseado no livro de Dennis Lehane de mesmo nome), novo filme com a parceria do diretor Martin Scorcese e do ator Leonardo DiCaprio. Uma parceria que tem dado certo.

filme ilha do medo poster cartaz
É 1954. DiCaprio é o agente federal Teddy Daniels, que chega a ilha Shutter do título original, para investigar o desaparecimento de uma paciente numa clínica psiquiatra mantida pelo governo federal e que abriga pacientes que cometeram crimes violentos. Ele vai acompanhado pelo seu recém conhecido parceiro Chuck (Mark Ruffalo), e deve desenterrar a verdade que parece que o diretor da instituição, o doutor Cawley (Ben Kingsley) e todos dali parecem esconder.

filme ilha do medo leonardo dicaprio mark ruffalo
Em meio a investigação, o próprio passado de Teddy volta a atormentá-lo, a ponto de que a paranóia se instala, sendo constantemente visitado pelas lembranças da sua falecida esposa Dolores (Michelle Williams, ex-esposa do falecido Heath Ledger). Conspirações, aparições, serão obra do doutor Cawley e sua equipe ou fruto da mente perturbada do agente?

filme ilha do medo leonardo dicaprio michelle williams
Tecnicamente, o filme é excelente. As atuações são soberbas, Ruffalo e Kingsley estão ótimos, Michelle Williams, nesse papel maior também se mostra muito bem, mas o show é mesmo de Leonardo DiCaprio. Mesmo já tendo visto o excelentíssimo Os Infiltrados, parceria anterior do ator com Scorcese, admito que achava que DiCaprio só sabia atuar bem mesmo sendo um retardado (em Gilbert Grape, um dos seus primeiros trabalhos). Pois esse filme mudou a minha opinião. Tendo um diretor como Scorcese o apoiando, DiCaprio entrega uma atuação na medida do personagem, que começa sóbrio e vai cada vez mais em direção ao penhasco da loucura.

filme ilha do medo ben kingsley
Com um clima sombrio e fotografia que combina perfeitamente (as cores sempre são de um tempo nublado, a tempestade se anunciando, a não ser nos flashbacks), Ilha do Medo tem aquele ar de suspense noir, misturado com quê de sobrenatural ou loucura.

filme ilha do medo leonardo dicaprio mark ruffalo
Talvez a obviedade da história incomode alguns, mas do jeito que ela é contada, amarrando muito bem os pontos, me faz perdoar esse pequenino defeito. Que aliás, é o único. Enfim, um filmaço.

Trailer:



Para saber mais: crítica no Omelete.

4 comentários:

CintiaYamane disse...

haiuhuiahuahia retardado.. lembro desse filme.. aiai..bons tempos... que o leo era o meu romeu... hauhauhaua

essa michelle williams, nao me é estranha. ela nao fazia akele seriado junto com akela esposa do tom cruise?? um draminha adolescente?? dawson's creek eu axo...

Andarilho disse...

Sei lá, eu nunca assisti dawson's creek

Sardinha Mestre disse...

me falaram muito bem desse filme... pretendo ver tbm.

Meiriele disse...

Certeza q é a guria do Dawson`s Creek sim... vi um pouco quando era mais nova...

O filme não fui ver ainda, mas já tá na lista e espero vê-lo essa semana...