2010-03-09

Filme: Preciosa - Uma História de Esperança

Ainda comentando alguns filmes que vi no período de recesso aqui do blog, aproveito o momento oscarizado pra falar de Preciosa - Uma História de Esperança (ou no original Precious: Based on the Novel Push by Sapphire - Precious: Baseado no romance Push de Sapphire). Um drama pesado, sem trocadilhos infames.

filme preciosa poster cartaz
A história: Clareece "Precious" Jones (interpretada por Gabourey Sidibe) é negra, pobre, morbidamente obesa e disléxica. Adolescente, é maltratada pela mãe (interpretada por Mo'Nique, ganhadora do Oscar de atriz coadjuvante), que passa o dia inteiro vendo TV, dependendo da caridade do governo e pouco se importando com a filha, a não ser para manter o seu benefício. Por esses e outros motivos (que não dá pra falar sem soltar spoilers, mas que são mostrados no decorrer do filme), Precious é fechada, sem amigos, sendo que seu único escape são alguns sonhos/devaneios, onde ela é famosa, tem um namorado branco e rico, etc.

filme preciosa gabourey sidibe
Logo vemos que, apesar de ainda estar no equivalente ao ensimo médio, Clareece já teve um filho e está esperando outro, por isso, é "expulsa" da atual escola. E é aí que começa uma nova etapa na vida de Preciosa. Na nova escola, uma escola meio experimental (e meio hippie, diria eu), ela conhece a professora Rain (Paula Patton), que através da leitura e principalmente da escrita, se importando realmente com Preciosa, irá começar a desencadear grandes mudanças na vida da protagonista.

Entretanto, não ache que o filme cai em fórmulas prontas ou clichês fáceis. A mudança que se desencadeia na protagonista é lenta e por vezes, achamos que, como na vida real, ela irá desistir e voltar atrás. Aliás, realidade é o ponto forte do filme: os personagens são verossímeis, suas reações, totalmente humanas, e principalmente, não existe fórmula pronta ou fácil de um final feliz. Se é que um final feliz.

filme preciosa monique avó mãe filha
Preciosa - Uma História de Esperança é um drama forte, realista e que é tecnicamente, perfeito. Eu, como um chato, tentei encontrar defeitos, mas não consegui. Talvez o seu único defeito seja o inerente ao que se propõe: como é um drama pesado e realista, provavelmente não vai agradar a todos. Não é o tipo de filme que você sai leve do cinema; não, é o tipo de filme que, ao terminar a sessão, você sente que levou um soco no estômago. Ou, no caso deste filme, uma verdadeira pancadaria.

filme preciosa e professora paula patton
Enfim, se você for assistir Preciosa - Uma História de Esperança, saiba o que te espera: um drama mais pesado que a protagonista (ok, agora sim, trocadilho intended), que até chegar à redenção, vai te levar por caminhos bem tortuosos. As 6 indicações (e o 1 prêmio) do Oscar não foram à toa.



Para saber mais: crítica no Omelete.

3 comentários:

CintiaYamane disse...

eu queria ver esse filme...

Ju ♥ disse...

eu quero muito ver esse filme... e o motivo principal é q estou encantada com a 'Preciosa', depois de ver uma entrevista dela e algumas coisas q ela falou por aí.

Sardinha Mestre disse...

Pretendo ver esse filme. Parece ser muito bom.