2010-03-26

'Me formei e não consegui emprego' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/03/2010, sobre cursos superiores amplos e restritos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Me formei e não consegui emprego'

formandos
Recebi três mensagens de ouvintes diferentes. Em essência, as três dizem a mesma coisa: "eu me formei e não consigo emprego". Os cursos que esses ouvintes concluíram foram Administração Hospitalar, Engenharia Ambiental e Relações Internacionais. Então, eu gostaria de novamente explicar a diferença entre cursos amplos e cursos restritos.

Os cursos amplos são aqueles que podem ser ligados a diversos tipos de empresas, e mesmo a diversas funções. Por exemplo, ninguém estranha quando alguém que atua na área comercial ou na área de compras, diz que é formado em Administração ou Engenharia. Bancários também podem ter uma gama variada de cursos, de Economia até bacharelado em Direito. Esses são os cursos amplos: eles permitem que um profissional possa bater em diversas portas.

No outro extremo, estão os cursos restritos. Por definição do mercado, certa ou errada, quem se forma num deles só pode trabalhar na área de formação. Esse é o caso dos três ouvintes que escreveram. Se o ouvinte que se formou em Administração Hospitalar, se candidatar a uma vaga em qualquer organização que não seja um hospital, ele certamente será superado no processo de seleção, por alguém que tenha ou um curso compatível com aquela função, ou então um curso amplo.

Eu não quero tirar o entusiasmo dos jovens que estejam fazendo, ou pensando em fazer, cursos restritos. Apenas alerto para o fato de que uma formação num curso restrito requer mais do que um currículo, ou um cadastro num site, para conseguir um emprego. Requer uma indicação direta, porque a oferta de formandos em cursos restritos é maior do que a demanda das empresas por esses tipos de profissionais. Por isso, a indicação se torna tão importante quanto o diploma. Não basta conhecer a matéria, é preciso conhecer gente.

Mas, e quem não conhece ninguém, e acha que não vai conhecer, por timidez ou qualquer outro motivo? Aí, a solução é tentar concursos públicos, porque muitos deles não restringem a inscrição do candidato. Se o candidato tem formação superior, isso já é suficiente para que ele possa concorrer, em igualdade de condições, com todos os outros candidatos.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: