2011-10-28

Pega mal pedir cursos de gerência antes de assumir um cargo de chefia - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/10/2011, com um ouvinte que não se sente preparado para assumir um cargo de chefia.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Pega mal pedir cursos de gerência antes de assumir um cargo de chefia

liderança

Ao contrário de muitos ouvintes que já escreveram para dizer que deveriam ter sido promovidos e não foram, a consulta de hoje vem de um ouvinte que está para ser promovido, e não sabe se está preparado para assumir a responsabilidade. Ele escreve:

"Acredito que ainda me falta alguma coisa na parte de gestão de pessoas e sinto que não sou firme em situações de confronto. Tenho receio de aceitar o cargo e sofrer uma decepção, além de decepcionar o meu gerente, que foi quem propôs a minha promoção. Pegaria mal eu solicitar a meu gerente que a empresa me pague cursos de liderança e tomadas de decisões, antes de assumir um posto de chefia?"

Sim, pegaria mal. Você estaria dizendo a seu gerente que a indicação feita por ele foi, no mínimo, prematura. Acredito que seu gerente não esteja apoiando a sua promoção por parentesco, amizade ou qualquer outro motivo não-profissional. Acredito também que ele tem condições para avaliar pessoas, porque se não tivesse, ele não teria chegado a um cargo gerencial.

O problema parece estar mais na avaliação que você faz dos próprios méritos. Isso tanto pode ser indício de perfeccionismo, típico de alguém que nunca está satisfeito com o que faz, por melhor que tenha feito, ou um indício de baixa auto-estima, e nesse caso, você se vê de um modo pior do que realmente é.

Qualquer que seja a situação, eu sugiro que você aceite a promoção. Se não aceitar, em pouco tempo você irá se arrepender, além de não saber se surgirá outra oportunidade caso você recuse esta.

Procure apenas ser um chefe compreensivo, mas firme. E no começo, consulte o seu gerente antes de tomar as decisões que você considera mais complicadas.

Toda promoção carrega uma dose de incerteza. Mas no seu caso, as chances de dar certo me parecem ser bem maiores do que você imagina.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: