2012-06-27

'Sou trainee em uma empresa conceituada, mas o trabalho é bem diferente do que eu imaginei' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/06/2012, com um ouvinte que se decepcionou ao conhecer por dentro uma empresa que sempre consta nessas listas de melhores empresas para se trabalhar.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Sou trainee em uma empresa conceituada, mas o trabalho é bem diferente do que eu imaginei'

melhores empresas para se trabalhar

Um ouvinte escreve: "Tenho 21 anos e consegui uma vaga de trainee em uma grande organização, uma que sempre aparece nas listas de melhores empresas para trabalhar no Brasil. Passei meses sonhando com essa oportunidade e fiquei muito feliz quando vi meu sonho se realizar. O problema é que, após duas semanas, não consigo ver na organização o que eu imaginava encontrar. O ambiente é pesado, as pessoas parecem ter medo de dizer o que pensam e uma frase muito repetida pela chefia é: 'Se você não está satisfeito, peça a conta'. Será que entrei na empresa errada?"

Não, não entrou. Permita-me começar dizendo que acredito nas listas que você mencionou, porque conheço os critérios que as publicações utilizam para escolher as melhores empresas.

Se você consultar uma das revistas em que a sua empresa apareceu, verá que diversos fatores foram levados em consideração, como salários, benefícios, oportunidades de carreira, treinamentos específicos, financiamento de cursos externos e sinceridade no relacionamento. Analise cada um desses fatores e você chegará a conclusão de que todos eles, de fato, existem em sua empresa.

Por outro lado, nenhuma empresa oferece tudo o que um funcionário desejaria. Apenas algumas oferecem bem mais do que a média do mercado. Cabe a você ponderar se os aspectos positivos que encontrou são relevantes o suficiente para deixar os aspectos negativos em segundo plano.

Posso lhe garantir que, se você se fixar somente naquilo que esperava encontrar e não encontrou, não só a empresa atual lhe parecerá a errada. Todas nas quais você eventualmente venha a trabalhar, lhe parecerão mais erradas ainda. Eu lhe sugiro que você tenha sempre em mente que melhores empresas não é sinônimo de empresas perfeitas. Essas nunca existiram e não creio que venham a existir algum dia.

Max Gehringer, para CBN.

1 comment:

Albuq said...

Acredito que é criar muita expectativas esperar que a empresa seja tudo que a gente espera logo de cara.

Blog Widget by LinkWithin