2012-06-14

'Terei que demitir um gerente com 12 anos de casa para assumir o cargo dele' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/06/2012, com um ouvinte que tem a dura tarefa de demitir o seu antecessor.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Terei que demitir um gerente com 12 anos de casa para assumir o cargo dele'


Um ouvinte escreve: "Estou numa situação que me deixa ao mesmo tempo feliz e preocupado. Na semana passada fui contratado para um cargo gerencial numa empresa de porte. Essa é a parte boa. A parte ruim é que vou substituir um gerente que tem 12 anos de casa, e eu fiquei com a responsabilidade de comunicar a esse gerente, a demissão dele. Segundo o diretor me disse, esse gerente estaria desmotivado.

Na hora em que isso me foi proposto, pouco antes da finalização do processo de contratação, eu disse que não teria problemas em efetuar a dispensa do gerente, porque achei que se eu me negasse, poderia passar uma impressão de fraqueza. Agora estou cumprindo o aviso prévio em minha empresa atual e daqui a duas semanas terei que demitir uma pessoa que estarei vendo pela primeira vez na vida. O problema é que nunca demiti ninguém, e certamente o gerente irá me fazer perguntas que não saberei responder. Nem estou dormindo direito. Como você sugere que eu conduza o caso?"


Bom, eu sugiro que você repita para o gerente o que acabou de escrever: que a dispensa dele foi decidida pela empresa, e não por você. E as razões que levaram a empresa substitui-lo por você, não são do seu conhecimento.

Qualquer profissional subiria pelas paredes ao ouvir uma coisa dessas. E dificilmente o gerente irá agir com serenidade. De qualquer forma, você estará dizendo a verdade e qualquer tentativa sua de tentar explicar o que não sabe, só iria piorar a situação. Portanto, mantenha-se calmo e deixe o gerente desabafar o quanto ele quiser, sem interrompê-lo, nem contrariá-lo.

Essa situação está me parecendo um teste que a nova empresa está fazendo com você. Se for, é um teste cruel. Mas o pior é ver um profissional com 12 anos de casa ser demitido dessa maneira. Você tem certeza de que quer mesmo trabalhar numa empresa assim?

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

É uma situação de se repensar viu, porque se a empresa faz isso com um funcionário de 12 anos se pode esperar tudo.