2012-07-16

'Colegas que falam alto e atrasam trabalho são mais elogiados do que eu' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/07/2012, com um ouvinte que faz o seu trabalho todo correto, mas sem destaque.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Colegas que falam alto e atrasam trabalho são mais elogiados do que eu'

escalando monte everest

"Faço parte de uma equipe de 14 funcionários", escreve um ouvinte. "E o nosso trabalho depende de rapidez e precisão, mas não é nada burocrático. Para realizá-lo, temos que procurar dados e conversar com pessoas de outros departamentos, porque o fluxo interno de informações não é o ideal. Pois bem, eu venho cumprindo os meus objetivos sempre antes dos prazos estabelecidos e não cometi nenhum erro até agora. Acredito que seja porque faço tudo quieto, com calma e bastante concentrado. O que me deixa pouco a vontade é que alguns colegas meus, que falam alto, estão sempre correndo e raramente entregam os seus trabalhos em dia, são muito mais elogiados do que eu. Como devo agir numa situação dessas?"

Vamos lá. No mercado de trabalho, existe uma frase tão cínica quanto verdadeira, que diz o seguinte: "Se você der a impressão de que foi fácil, ninguém irá prestar atenção". Já fazer o fácil parecer difícil, e o difícil parecer quase impossível, faz parte do marketing pessoal, a habilidade que certas pessoas têm de se fazerem notar por seus esforços.

Imagine um alpinista que escalasse o Monte Everest e na volta dissesse: "Tudo bem, sem problema, só passei um pouco de frio, mas deu para chegar e voltar sem grandes sustos". O que você pensaria dele? Provavelmente, que ele deu a sorte de ter escalado num dia anormalmente bom, enquanto a maioria dos alpinistas é obrigado a enfrentar deslizamentos e tempestades, e fazer um esforço sobre-humano para atingir o pico.

A sua situação é semelhante. Se você não valorizar o seu trabalho e não apregoar como foi complicado executá-lo, os seus méritos serão diluídos e o de seus colegas, amplificados, dando a impressão de que foram maiores do que os seus.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin