2012-07-30

'Meus subordinados acreditam que eu posso ser substituída com vantagens' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/07/2012, com uma ouvinte chefe que é linha dura.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meus subordinados acreditam que eu posso ser substituída com vantagens'

chefe linha dura

"Meu caso é um pouco diferente daqueles que já ouvi você abordar", escreve uma ouvinte. "Ao contrário da maioria das pessoas que lhe escreve para reclamar que não são valorizadas, eu tenho consciência de minhas limitações. E exatamente por isso, me tornei chefe de uma equipe de 22 funcionários. O que eu sei fazer bem é dar ordens, manter a disciplina e cobrar resultados. Não sou criativa e nem fico pensando no que poderia ter feito de modo diferente. Apenas executo bem o que o meu superior espera de mim. Acontece que muitos de meus subordinados me vêem como alguém que poderia ser substituída com vantagens. E eu até entendo. Qualquer um que, além de saber mandar, possa também contribuir com boas ideias, seria um chefe muito melhor do que eu. Você acredita que estou correndo um risco por ser como sou?"

Bom, não. Pelo menos, enquanto você tiver um superior imediato que aprecie a sua forma de trabalhar, que pode ser definida como obediência sem contestação. A boa notícia para você é que ainda existem muitos superiores assim no mercado de trabalho. E como consequência, existem muitos chefes como você, que são um empecilho para os subordinados que se consideram criativos. Agindo como age, você não desenvolve pessoas, não oferece a elas uma chance de se aprimorar, não incentiva os que mostram mais ambição. Ou seja, você contraria o que a gestão moderna prega. Mas por outro lado, não tem o cargo que tem por sorte ou por acaso. Tem porque o seu superior se sente protegido tendo alguém como você para fazer a parte chata do trabalho.

O que eu posso lhe dizer é que você soube encontrar o seu nicho. E de certa forma, não deixa de ser um modelo para quem souber extrair o máximo de suas próprias limitações.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin