Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 13/07/2012, com um ouvinte que trabalha em uma empresa com muita boataria, e o último boato é de que ele será demitido.
Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Boatos dizem que serei dispensado pela empresa'
"Estou muito preocupado", escreve um ouvinte. "Ouvi um rumor de que serei dispensado. Em minha empresa a boataria é uma rotina, sempre tem um par de boatos circulando. E muitos deles acabam dando em nada, mas alguns se tornaram realidade, mesmo após a direção ter dito que eles eram falsos. Pergunto: como devo agir? Abrir o jogo com meu chefe seria uma opção?"
Sim, seria. Mas não me parece que seja a melhor. Se negar rumores é uma constante em sua empresa, o mais provável é que seu chefe irá lhe dizer para continuar trabalhando e não dar ouvido a boatos. Ou seja, ele nem confirmará e nem negará a sua demissão. Mas posso lhe oferecer algumas sugestões:
Primeira: não converse mais com ninguém sobre o assunto, nem fique matutando sobre os motivos que poderiam causar a sua dispensa. Isso só aumentaria a sua ansiedade e poderia ter consequências em seu trabalho e em sua estabilidade emocional.
Segunda: prepare-se para ser dispensado. Se você for, o choque será menor. Atualize seu currículo, revise sua lista de contatos com nomes, telefones e e-mails. Essa é uma providência saudável para qualquer profissional, a qualquer momento.
Terceira: não saia procurando um emprego já. Além de isso desviar a sua atenção do trabalho que você está sendo pago para fazer, muito provavelmente o boato de sua demissão irá, ou não, se materializar antes que você receba qualquer retorno.
Quarta: nos contatos diretos com o seu chefe, mostre interesse apenas em seu trabalho. Se ele realmente estiver pensando em demiti-lo, a sua atitude profissional o deixará em dúvida.
E finalmente, é claro que você não vai ficar relaxado nos próximos dias. Ninguém ficaria. Apenas não se apavore.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário