2013-01-30

'Ajudei a estabelecer a empresa no país, mas nunca fui promovido' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/01/2013, com um ouvinte que foi um dos primeiros da empresa, mas não conseguiu subir na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Ajudei a estabelecer a empresa no país, mas nunca fui promovido'

escada carreira

"Estou vivendo uma situação inacreditável", um ouvinte relata e explica: "Fui um dos primeiros funcionários de uma empresa que se estabeleceu no Brasil há 12 anos. Fiz parte do grupo inicial de umas vinte pessoas contratadas para estabelecer as rotinas de trabalho, adquirir os equipamentos necessários e implantar os processos produtivos. Hoje a empresa tem mais de 200 empregados e vai muito bem. Em minha visão, os pioneiros que construíram a base para que a empresa pudesse progredir, deveriam estar hoje ocupando os principais cargos. Dois deles são gerentes, mas os restantes, eu incluído, nunca foram promovidos a nada. Atualmente, estou três degraus abaixo do presidente da empresa, uma pessoa que eu mesmo contratei e treinei, faz 9 anos. Fico me perguntando onde foi que eu errei, se é que errei."

Bom, posso lhe responder da maneira mais simples: você era a pessoa talhada para implantar processos, e fez isso muito bem. Mas provavelmente não conseguiu demonstrar que era a pessoa certa para comandar os processos que você implantou.

Você não fez nada de errado. Mas cada etapa de uma carreira exige um novo tipo de habilidade e você deve ter continuado a demonstrar apenas as habilidades necessárias para a primeira etapa. Para a segunda etapa, um degrau acima, você precisaria ter mostrado liderança. Para a terceira, marketing pessoal. Para a quarta, onde está o seu presidente, visão estratégica e inteligência política.

Agora que você já sabe a resposta, a próxima pergunta a ser respondida é: Há como recuperar o tempo perdido? Sim, sem dúvida. Mas para isso, você precisará mostrar habilidades que ainda não mostrou e que só você sabe se possui.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: