2013-01-24

'Como usar uma proposta em meu benefício no atual emprego?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/01/2013, com as três opções de como usar uma proposta de emprego para tentar conseguir um aumento de salário no emprego atual.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como usar uma proposta em meu benefício no atual emprego?'

proposta de emprego

Um ouvinte escreve: "Tenho 22 anos e estou nesta empresa faz oito meses. Recebi uma proposta para mudar de emprego, mas ela não acrescentaria muito à minha situação. O salário é 10% maior, mas sinto que terei melhores oportunidades de carreira se continuar aqui onde estou. Minha pergunta é: como posso usar essa proposta em meu benefício e, se possível, conseguir um reajuste de salário?"

Vamos lá. Você tem três opções.

A primeira: recusar a proposta e depois de fazer isso, em algum momento, comunicar casualmente a sua decisão a seu chefe direto, sem pedir, nem sugerir, qualquer contrapartida.

Segunda opção: pedir demissão porque tem uma oferta melhor, apostando que a sua empresa irá cobrir a proposta para você ficar. O risco nesse caso é que o seu chefe aceite que você saia. E aí, você não terá como voltar atrás.

Terceira opção: mostrar a seu chefe a proposta que você recebeu e dizer a ele que você preferiria ficar, desde que a empresa iguale a oferta.

Se você escolher a primeira opção, será visto como um funcionário comprometido e confiável. Se escolher a segunda ou a terceira, será visto como alguém imediatista com quem a empresa não poderá contar por muito tempo, porque quem ameaça sair uma vez e consegue alguma coisa, repetirá a dose sempre que surgir uma nova ocasião.

Qual das três opções seria a mais recomendável? Do ponto de vista de carreira, a primeira. E qual é a mais usual nos dias atuais? Para os jovens ambiciosos e não muito pacientes, é a terceira.

Não é uma questão de certo ou errado, mas de saber avaliar cada situação. Pela avaliação que você mesmo fez, seria melhor ficar e esperar por uma oferta mais atraente para sair. Se você recebeu uma, provavelmente receberá outras.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Eu ficaria com a primeira já que minha situação não mudaria muito!