2013-01-22

'Vou fazer uma entrevista, mas agência de recrutamento mantém nome da empresa em segredo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/01/2013, com dicas de como se comportar numa entrevista de emprego quando não se sabe para qual empresa o candidato está sendo entrevistado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Vou fazer uma entrevista, mas agência de recrutamento mantém nome da empresa em segredo'

entrevista de emprego

Um ouvinte escreve: "Vou fazer uma entrevista de emprego para uma vaga em uma empresa cujo nome será mantido em segredo pela agência de recrutamento, na primeira fase do processo. Estou indo à entrevista porque a agência é confiável e porque no contato telefônico inicial, o salário que me foi acenado é bastante compensador. Estou em dúvida sobre o que dizer na entrevista. Se eu soubesse o nome da empresa, poderia pesquisar sobre ela e dar respostas adequadas ao perfil dela."

Sim, é verdade. Em entrevistas desse tipo, o candidato se sente como estivesse tateando na escuridão em um lugar desconhecido. O que eu sugiro é que você seja sincero nas respostas, mas seja cuidadoso. Por exemplo, o entrevistador pode lhe perguntar em que tipo de empresa você se sente melhor trabalhando. A resposta seria "qualquer uma, desde que existam possibilidades de crescimento". Isso não quer dizer muita coisa, mas responder que você preferiria uma empresa em grande expansão, com oportunidades rápidas de carreira, que é o que todo mundo quer, já colocaria você em desvantagem no processo se a empresa for tradicional, com executivos antigos de casa e estáveis em seus cargos.

Embora você não possa responder a cada pergunta com outra pergunta, em alguns casos você precisará colocar limites. Por exemplo: "você teria problemas para viajar?" Não, desde que você não precise passar semanas inteiras longe de casa em cada viagem, ou porque você estuda ou porque tem família.

E finalmente, lembre-se que todos os candidatos estarão na mesma situação que você. E que os finalistas do processo serão não aqueles que tentarem responder na base da adivinhação, mas os que demonstrarem ter mais bom senso nas respostas.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin