2013-01-09

'Como mudar um ambiente marcado pelo negativismo?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/01/2013, com uma ouvinte que trabalha em uma empresa em que todos os funcionários vivem criticando a empresa, criando um ambiente de negativismo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como mudar um ambiente marcado pelo negativismo?'

comentários maldosos

Uma ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa em que todo mundo vive criticando tudo o que é feito. Se alguém de fora pudesse ouvir o que se fala aqui dentro, chegaria a conclusão de que a empresa nunca fez nada certo e só continua funcionando por milagre. A verdadeira situação, porém, é outra. A empresa é saudável, paga em dia e ninguém é maltratado. É possível mudar esse ambiente de negativismo?"

Bom, para começar: crítica gera mais crítica. Se dois funcionários estão conversando e reclamando, e um terceiro entra na conversa, dificilmente ele irá sairá defendendo a empresa. O mais provável é que ele acrescente mais algumas críticas.

A maneira como empresas se defendem desse hábito é contra-atacando: através de encontros, programas, boletins, intranet e outros meios, a empresa martela em tudo o que foi e está sendo feito de positivo. É lógico que a empresa só mencione o que está bom, e os empregados, aquilo que não está. Mas no fim, uma ação neutraliza a outra.

Agora, se a empresa se omite, a coisa só piora. É possível ver um exemplo disso na internet. Se você entrar em um portal de notícias em que os internautas podem expôr as suas opiniões pessoais, notará que 90% delas são de críticas pesadas. Que pelo menos metade delas mostra que quem escreveu não tem conhecimento suficiente sobre o tema para opinar, e que cada opinião vai subindo o tom em relação às anteriores. No fim, qualquer notícia banal gera críticas desproporcionais à dimensão que a notícia realmente tem.

O mesmo pode estar ocorrendo em sua empresa. Se os dirigentes dela nada fazem a respeito, eu sugiro que você relaxe e deixe de se incomodar com o que não está incomodando quem mais deveria se sentir incomodado.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin