2013-01-28

'Por que as coisas não dão certo na minha vida?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/01/2013, com um ouvinte que quer saber por que as coisas não dão certo para ele.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Por que as coisas não dão certo na minha vida?'

charlie brown azarado

Um ouvinte que tem 29 anos escreveu para relatar uma longa história, que vou procurar resumir. Ele começou tendo quatro empregos em três anos. Foi dispensado em dois e pediu a conta nos outros dois, por falta de adaptação. Em seguida passou dois anos estudando para concursos públicos, prestou alguns e não foi aprovado em nenhum. Foi quando chegou à conclusão de que sua vocação era ser empreendedor. Abriu dois negócios próprios, com o incentivo e o financiamento da família, e ambos, infelizmente, faliram. E o ouvinte pergunta se existe uma explicação para tanta coisa não dar certo na vida dele.

Eu não tenho uma resposta científica, mas tenho algumas hipóteses. Primeira: otimismo. Nosso ouvinte pode ter crescido achando que as coisas seriam mais fáceis na vida do que elas realmente são. E, ao primeiro revés, o otimismo é substituído pelo desânimo e pela busca imediata de outra opção.

A segunda hipótese: foco. Ter foco significa estar concentrado naquilo que se está fazendo naquele momento. Fazer uma coisa pensando em outra, causa distração. E isso é particularmente danoso no caso de um empresário, mas também afeta a quem estuda e não se concentra totalmente no que está lendo.

Terceira hipótese: azar. Nosso ouvinte tentou uma dúzia de coisas e pelo menos uma delas deveria ter funcionado razoavelmente, nem que fosse por simples estatística.

O ouvinte está obviamente preocupado com o próximo passo e minha sugestão é que ele tente recomeçar com um emprego, que é a opção que gera menos custo. E nesse emprego, qualquer que seja, nosso ouvinte precisará de três coisas para dar certo: encarar as dificuldades com realismo, manter sempre o foco e não acreditar em azar.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin