2013-01-23

'Consegui um emprego com início imediato, mas já estava com férias marcadas' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/01/2013, com o caso de uma ouvinte que conseguiu um emprego para início imediato mas tinha uma viagem de férias marcada para o próximo mês.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Consegui um emprego com início imediato, mas já estava com férias marcadas'

férias

Uma ouvinte escreve: "Depois de passar quatro meses tentando, consegui um emprego para início imediato. Fiquei contente, mas há um porém. Estou com férias marcadas para daqui há um mês, com passagens aéreas já compradas. Marquei essas férias imaginando que não conseguiria um emprego nessa época do ano, mas acabei dando sorte e azar ao mesmo tempo. Não sei como a empresa iria reagir se eu pedisse para só começar a trabalhar na volta das férias."

Vamos lá. A não ser que você seja uma especialista no que faz e que a empresa não tenha outra opção a não ser aguardar o seu retorno, o mais provável é que o candidato que ficou em segundo lugar no processo seja convocado para ocupar a vaga. Você até pode tentar explicar a situação a seu futuro chefe, mas não creio que ele iria reagir bem, porque, pelo que entendi, você já estava com as férias marcadas quando participou do processo e preferiu omitir esse detalhe na entrevista.

A recomendação mais sensata que eu posso lhe dar é a de que você cancele as férias e opte pelo emprego, porque empresas não costumam ser benevolentes e nem compreensivas em um caso como o seu. Embora o cancelamento possa lhe trazer algum prejuízo financeiro, ele seria compensado em um par de meses.

Mas existe uma alternativa, que é a de você decidir que férias são indispensáveis, e que você não se incomoda em passar mais um tempinho desempregada, porque o importante é viver o dia de hoje e emprego sempre aparece. Pode demorar um pouco, mas aparece. A sua decisão só depende da importância que você dá a esse emprego.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin