2013-01-03

'Fui transferido para outra área com mais níveis hierárquicos e me senti despromovido' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/01/2013, com um ouvinte que foi transferido para outra área com mais níveis hierárquicos e se sentiu desprestigiado e despromovido.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui transferido para outra área com mais níveis hierárquicos e me senti despromovido'

carreira para baixo

Um ouvinte escreve: "Aconteceu um fato comigo que não sei bem como avaliar. Estou nesta empresa há três anos e até o mês passado eu me reportava a um gerente que se reportava ao diretor. No mês passado fui transferido para outra área e descobri que nela existem mais patamares. Agora, entre eu e o diretor dessa área, são três níveis hierárquicos. Meu salário não mudou, mas eu me senti despromovido, se essa for a palavra."

Não, não é. Mas a palavra é menos importante do que o sentimento. Mesmo que a transferência tenha sido bem enquadrada do ponto de vista legal, nada irá mudar a sua correta percepção de que você ficou mais afastado do centro do poder. Logo, a possibilidade de uma sugestão sua chegar aos ouvidos do novo diretor, se tornou mais remota. Porque ela agora terá que passar por três crivos, em vez de um.

Toda empresa tem áreas com um maior número de funcionários. E essas áreas precisam ter mais níveis hierárquicos para acomodar a todo mundo. Vendas e produção, por exemplo, costumam ter mais patamares do que áreas administrativas.

Pode até ser que você tenha sido colocado em uma área em que as oportunidades de ascensão sejam melhores, mesmo partindo de um patamar mais baixo. Tudo pode ser. Mas a realidade é que, na prática, você terá que voltar a provar coisas que já provou anteriormente.

Em todos os casos semelhantes ao seu que eu vi em minha carreira, foram bem poucos os transferidos que se deram bem na nova função. Se você está seguro de que a troca lhe foi prejudicial, sugiro que você comece já a procurar outro emprego no nível que tinha anteriormente, antes que a função atual se solidifique em seu currículo.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: