2013-04-10

'Como diminuir a ansiedade após as entrevistas?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/04/2013, com um ouvinte que está ansioso depois de uma entrevista de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como diminuir a ansiedade após as entrevistas?'

entrevista de emprego ansiosidade

Um ouvinte relata: "Fiz uma entrevista de emprego numa empresa muito boa e no final o entrevistador me disse que eu tinha ido bem, que eu tinha o perfil exigido para a vaga e que ele me avisaria assim que surgissem novidades. Passaram-se 14 dias e ninguém me ligou ainda. Acredito que seja normal eu ficar ansioso numa situação dessas, por causa da minha pouca idade. Minha pergunta é: o que eu faço para diminuir essa ansiedade? Ligo para o entrevistador, mando um e-mail, vou lá pessoalmente?"

Bom, a sua ansiedade é mais do que justificável, mas vamos por partes. Primeiro, processos seletivos demoram. Como você não sabe quantos candidatos foram entrevistados antes de você e nem quantos seriam depois de você, pode ser que o processo ainda esteja em andamento.

Segundo, entrevistadores normalmente dizem que o candidato foi bem. Por um lado, isso reduz a angústia, mas por outro lado, aumenta a expectativa, como aconteceu no seu caso.

Terceiro, a maioria das empresas não costuma ligar para todos os que passaram por um processo e não foram contratados. Empresas deveriam fazer essa gentileza, mas não fazem.

Se você não está conseguindo nem dormir direito, ligue para o entrevistador. Mas ligue já preparado para ouvir uma resposta negativa. E se ela vier, não se preocupe em perguntar porque você não foi contratado. Apenas agradeça a oportunidade.

O mais importante é você não ficar se torturando ou imaginando que fez tudo errado. Processos são assim mesmo. Muitos são entrevistados e poucos são contratados. Mas o simples fato de você ter sido chamado para uma entrevista em uma grande empresa, já demonstra que você é um candidato com ótimo potencial.

Max Gehringer, para CBN.

No comments:

Blog Widget by LinkWithin