2013-04-01

Entrevistas de emprego: Não esqueça de desligar o celular - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/04/2013, com uma pegadinha na entrevista de emprego para quem esquece de desligar o celular.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Não esqueça de desligar o celular

pegadinha entrevista de emprego

Hoje eu gostaria de repassar para os nossos ouvintes uma pegadinha em entrevistas. E ela é importante porque pode acontecer em qualquer entrevista. A pegadinha é a seguinte: naquela angústia que antecede a hora da entrevista, muita gente esquece de desligar o celular. E, como manda a famosa lei dos imprevistos, há uma grande possibilidade de o celular tocar durante a entrevista. Evidentemente, a maioria dos candidatos vai desligar sem atender e é nesse momento que ocorre a pegadinha.

O entrevistador, na maior calma, diz: "Tudo bem, pode atender, não se preocupe, nós temos bastante tempo". E o candidato, na maior inocência, atende. E, na quase totalidade dos casos, perde a vaga.

A lógica por trás da pegadinha é o foco naquilo que interessa. Se o candidato estivesse aguardando uma ligação muito urgente, ele teria avisado o entrevistador antes da entrevista começar. Se não avisou, então nenhuma ligação era urgente. Nesse caso, quando o entrevistador sugerir que o candidato atenda, a resposta deve vir de bate-pronto: "Obrigado, mas nenhuma ligação é mais importante que essa entrevista". E aí desligue o celular sem nem olhar para ele.

O entrevistador não está enganando o candidato. Está apenas testando. Isso é maldade? Não. Isso é técnica de entrevista.

Bom, e se o celular do entrevistador tocar e ele atender? Isso significa que ele não é um bom entrevistador, além de ser meio mal educado. Mas a diferença é que ele não está ali batalhando por uma vaga.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: