2013-04-17

'Como explicar que fui demitido injustamente?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 17/04/2013, com a dica para um ouvinte explicar numa entrevista de emprego como explicar que foi demitido injustamente.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Como explicar que fui demitido injustamente?'

entrevista de emprego ruim

Um ouvinte escreve: "Durante doze anos fui supervisor de vendas de uma grande empresa. Minha equipe era muito motivada e os resultados estavam de acordo com os objetivos. Mas aí, tudo mudou de repente. Um novo diretor de vendas foi admitido e ele passou a nos dar metas muito desafiadoras, fora da realidade do mercado. Para piorar, o novo diretor disse que os supervisores que passassem três meses seguidos sem atingir as metas, seriam dispensados. Como você já deve ter adivinhado, aconteceu comigo. Tive um trimestre inteiro abaixo dos objetivos e perdi o emprego. Meu problema agora é o seguinte: não estou conseguindo explicar nas entrevistas que fui despedido injustamente. O que eu devo falar?"

Bom, primeiro, nunca mencione a palavra "injustiça" numa entrevista de emprego. Segundo, você foi despedido por um motivo bem claro e previamente explicado por seu diretor. Se todos os supervisores, de todas as filiais, tivessem sido despedidos ao mesmo tempo, você até poderia alegar a insanidade do diretor. Mas se bem entendi, não foi isso o que aconteceu.

Minha sugestão é a seguinte: monte um gráfico de vendas da sua filial nos últimos dois anos, mês a mês, comparando os objetivos e os resultados práticos. Esse gráfico irá mostrar que você vinha tendo um bom desempenho em relação aos objetivos. E aí, de repente, o gráfico mostrará que os objetivos dispararam, mas as suas vendas continuaram no patamar anterior. E aí, deixe que o entrevistador prossiga com a entrevista.

Muitas vezes candidatos se complicam porque ficam tentando explicar longa e detalhadamente, coisas que o entrevistador entenderia em dez palavras.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: