2013-10-10

'Tenho 44 anos, quero fazer uma faculdade, mas não sei se o sacrifício compensaria' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/10/2013, com um ouvinte que tem 44 anos, nunca se formou em um curso superior e quer saber se compensa fazer uma faculdade agora.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho 44 anos, quero fazer uma faculdade, mas não sei se o sacrifício compensaria'

estudante idoso

Um ouvinte escreve: "Tenho 44 anos e não conclui um curso superior. E sinto até vergonha de dizer que quando eu tinha 20 anos, achava mais importante me divertir do que estudar. Aí o tempo foi passando, eu consegui um bom emprego, depois outro, depois mais um e isso só aumentou a minha certeza de que o curso superior não me faria falta alguma. Hoje, com a cabeça no lugar, estou cogitando fazer o que deveria ter feito e não fiz: cursar Engenharia, já que sempre ocupei funções técnicas na carreira. A questão é que eu iria me formar já beirando a curva dos cinquenta anos e fico pensando se o sacrifício compensaria. O que você me diz?"

Eu lhe digo que você continua avaliando a situação da mesma maneira que avaliava quando tinha 20 anos. A diferença é que na época você queria se divertir e agora não quer se sacrificar.

Eu lhe recomendaria fazer o curso de Engenharia. Mas não o faça pensando no curto prazo. Faça para aprender, para se reciclar, para se atualizar, para conviver com uma geração que já nasceu tecnológica e para aumentar o seu círculo de relacionamentos.

Se você ficar ponderando as vantagens imediatas que teria ao voltar a estudar, posso lhe afirmar que elas não são muitas. Muito dificilmente alguém lhe acenará com um aumento de salário ou com uma guinada na carreira só porque você agora está fazendo faculdade.

Pode até ser que nenhuma oportunidade apareça durante o curso ou logo depois dele. Porém, se uma aparecer, você estará em condições de aproveitá-la. Como você ainda tem vinte anos de carreira pela frente, fazer esse curso só lhe fará bem. Em todos os sentidos.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin