2013-10-24

'Devo comunicar meu chefe que estou fazendo processo seletivo em outra empresa?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/10/2013, sobre se é ou não bom comunicar ao chefe atual que está fazendo um processo seletivo para um emprego em outra empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo comunicar meu chefe que estou fazendo processo seletivo em outra empresa?'

seleção de emprego

Um ouvinte escreve para dizer que está na fase final de um processo seletivo em outra empresa. E pergunta se deve comunicar ao chefe atual que provavelmente irá pedir a contar em breve. Diz o ouvinte que sempre foi bem tratado pelo chefe e que se sente mal escondendo a verdade.

Bom, tudo é uma questão de experiências pessoais. Eu mudei de emprego três vezes na carreira. Nas duas primeiras, fiz o que o ouvinte está pensando em fazer: comuniquei a situação a meu chefe direto. Em ambas, me dei mal.

Na primeira, fui pressionado de todos os lados para abandonar o processo. E na segunda, meu chefe, que também era muito legal, me avisou que iria providenciar a minha substituição de imediato e que caso eu não conseguisse a vaga na outra empresa, eu perderia o emprego.

Em ambos os casos, eu continuei nos processos e acabei por ser contratado. Mas fico pensando o que teria acontecido se eu não tivesse sido. É bem possível que eu tivesse sido demitido, nos dois casos. Porque ao comunicar que poderia sair, o que na verdade eu estava dizendo é que não queria mais ficar.

É assim que um chefe, por mais cordial que seja, irá entender também o caso do nosso ouvinte. Porque como chefe, ele tem que pensar primeiro no que é bom para a empresa. E um funcionário que pede a conta, deixa de ser bom.

Na terceira mudança, eu não disse nada a ninguém, mas acertei com a empresa que me contratou que eu ficaria na empresa em que estava pelo tempo que me fosse solicitado. Meu chefe me pediu para ficar 60 dias. Eu fiquei e sai bem melhor dela do que tinha saído das outras duas.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: