2013-10-25

'Fato de nunca ter exercido uma atividade profissional pesa aos 27 anos?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/10/2013, com um ouvinte que nunca trabalhou, tendo estudado para concursos públicos, e agora precisa encontrar um emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fato de nunca ter exercido uma atividade profissional pesa aos 27 anos?'

procurando emprego

Escreve um ouvinte: "Eu me formei em Direito faz dois anos e meio e em seguida comecei a estudar para concursos públicos. Não passei em nenhum, infelizmente. E agora me vejo na contingência de ter que arrumar um emprego, porque minhas reservas financeiras acabaram. Tenho 27 anos e pergunto se o fato de nunca ter exercido uma atividade profissional pesará negativamente no currículo?"

Sim, pesará. Uma tonelada. Mas só no caso de você estar pensando em arrumar um emprego, por exemplo, em um escritório de advocacia. Aí o que vai pesar é a sua falta de experiência. Em qualquer processo seletivo, sempre aparecem recém-formados que já estão trabalhando desde os 18 anos e acabam ficando com a vaga porque as empresas dão preferência ao equilíbrio entre a parte acadêmica e o lado prático.

O nosso ouvinte, então, irá ter que se decidir por uma de duas situações. Ou ficar esperando até aparecer uma oportunidade à altura do que ele deseja, ou aceitar uma função para a qual nem precisa do diploma de advogado, por exemplo: auxiliar administrativo, vendedor ou call center. Como ele mencionou que precisa começar logo a trabalhar, a segunda opção é a mais viável. Porque a primeira, muito dificilmente, irá produzir um resultado imediato.

A sugestão é que ele aceite o fato de que terá que começar por baixo, como teria começado há uns 7 anos. Aceitando, em dois ou três anos, ele já terá colocado a carreira nos eixos, se vier a demonstrar em vagas aquém de sua qualificação no começo, que pode ser eficiente, independentemente do serviço que lhe for confiado.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin