2013-10-03

'Qual o mercado para formados em Gestão de Petróleo e Gás?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/10/2013, sobre o mercado de trabalho para os formados em gestão de petróleo e gás, e em outras profissões do futuro.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Qual o mercado para formados em Gestão de Petróleo e Gás?'

segurando mundo

Um ouvinte escreve: "Gostaria de ouvir a sua opinião sobre o mercado para profissionais formados em Gestão do Petróleo e Gás. Eu me formei faz um ano e meio e desde então venho prestando concursos, mas não consegui chegar nem perto da linha de corte. Escolhi esse curso porque li que ele era uma das profissões do futuro e que o mercado já estava saturado de formandos em Administração, Direito e Engenharia. Agora estou em dúvida se fiz a escolha certa."

Bom, de fato, Gestão de Petróleo e Gás é uma das profissões do futuro. Como também são a Engenharia Ambiental e a Oceanografia, por exemplo. Porém, como acontece com qualquer profissão nova, a saturação tende a ocorrer mais depressa, porque a quantidade de formandos supera rapidamente o número de vagas oferecidas. Os ramos tradicionais que você mencionou formam muito mais profissionais, é verdade. Mas, em compensação, a oferta de vagas é muito maior.

É por isso que em um curso que formou cinquenta gestores de petróleo e gás, só dois ou três vão efetivamente conseguir um emprego na área. Já em um curso que forma cinquenta administradores, o índice sobe para 80%. E a razão é simples: eles se encaixam em qualquer empresa, enquanto os formandos em profissões do futuro só poderão mirar num universo muito reduzido de empresas. Portanto, como ensina a matemática, havendo mais lugares para procurar vagas, haverá mais chances de encontrá-las.

Minha sugestão é que você faça uma pós-graduação em Administração e comece a trabalhar. O pior para a sua carreira não é você ter concluído um curso muito restrito em termos de mercado. O pior é você ficar parado pensando nisso enquanto a roda gira.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin