Usando técnicas hiper-realistas, grande parte do trabalho de Helwein foca-se em retratar crianças, sobretudo meninas, em contextos pouco usuais e impactantes. Seja mostrando garotinhas machucadas, enroladas em bandagens e todas ensanguentadas, seja mostrando pequenas meninas empunhando armas, o artista as mostra em imagens fortes e provocativas. Citando Harry S. Parker III, diretor do Museu de Belas Artes de São Francisco que organizou em 2004 uma retrospectiva do artista:
"Para Helwein, a criança é o simbolo da inocência, mas também da inocência traída. No mundo de hoje, as forças malévolas da guerra, pobreza e exploração sexual são as influências entorpecentes e predatórias do ataque das mídias modernas à virtude das crianças."
As pinturas hiper-realistas de Gottfried Helnwein são sombrias em dois aspectos. Primeiro, pelo uso excelente da iluminação, sempre fazendo um jogo de luz e sombra que deixa a imagem com um clima de mistério. E segundo porque as pinturas mostram uma realidade que não se vê, ou finge não se ver, todos os dias. Elas também têm um aspecto surreal, quando o artista encaixa metáforas nas imagens, misturando as meninas retratadas de maneira realista com detalhes caricatos, como personagens de desenho.
Com uma técnica apuradíssima, é dificílimo distinguir as pinturas de uma fotografia. O resultado são obras que, se por um lado incomodam, provocam e são difíceis de assimilar, por outro lado são surpreendentes, impressionantes e exercem aquela atração que nos impede de desviar o olhar.
AVISO: Imagens podem ser fortes demais para algumas pessoas.
Vejam as impressionantes pinturas hiper-realistas, surreais e provocativas de meninas machucadas de Gottfried Helnwein:
O murmúrio dos inocentes - guerra, sangue e meninas, misturando inocência e violência
Menina machucada em bandagens
Os desastres da guerra - menina ensanguentada
Guerra, violência e animes
Pequena e armada
Los Caprichos - Ensanguentada em bandagens
Murmúrio dos inocentes - pintura e detalhe
Autorretratos
Como se fossem fotos vintage, mas com detalhes surreais
A pintura da pequena menina e a sua modelo
Imagens via site de Gottfried Helnwein. Dica via The Suite World - She Looks So Real.
4 comentários:
Um pouco perturbador. :-)
É essa a intenção :D
aai que horror essa da menininha com a cabeca enfaixada, toda ensanguentada
Muito perturbador.... Aqueles fragmentos de sonhos que ficam entre um sonho ruim e um pesadelo. E o auto-retrato lembra sScorpions....
Postar um comentário