2014-08-07

'Devo alugar uma sala comercial em vez de trabalhar em casa?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/08/2014, com um ouvinte que trabalha em casa e está pensando em alugar uma sala comercial para parecer "mais profissional".

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo alugar uma sala comercial em vez de trabalhar em casa?'

home office

Escreve um ouvinte: "Sou autônomo e trabalho em casa, em sistema de home office. Presto serviço a vários clientes e gosto dessa flexibilidade de poder decidir os horários de trabalho que mais me convém. Mas, às vezes, me parece que trabalhar em casa passa uma impressão de amadorismo. Estou em dúvida se devo, ou não, encarar o custo de alugar uma sala comercial. Em sua opinião, isso teria algum efeito positivo que compensasse a despesa?"

Bom, existe uma diferença entre trabalhar em casa e ter um local em casa para trabalhar. No primeiro caso, você faz parte da paisagem doméstica. No segundo, o seu escritório em casa é privativo e não corre o risco de ser invadido por familiares, gatos e cachorros quando você está trabalhando.

Isso fica mais claro se você tiver que receber um ocasional cliente. Uma coisa é você convidá-lo a sentar num ambiente que lembre, em tudo, uma residência. E outra coisa é você ter um local para conversar que passe a impressão de um pequeno escritório, sem guarda-roupas ou qualquer outro tipo de mobília que nunca seria colocada em um escritório.

Se você conseguir criar esse ambiente em sua casa, você tem um legítimo home office. E não precisa arcar com a despesa extra de alugar uma sala comercial.

O home office, por definição, não é uma adaptação. É um espaço exclusivo de trabalho que lhe permita concentrar-se naquilo que você está fazendo, sem interrupções, invasões ou distrações. Tendo isso e conseguindo também a compreensão de seus familiares, você não precisa de mais nada. E pode poupar o dinheiro do aluguel.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: