2014-08-25

'Minha empresa nunca contrata candidatos com mais de 45 anos' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/08/2014, com uma ouvinte que chegou aos 45 anos e está preocupada porque sua empresa não contrata pessoas acima dessa idade.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Minha empresa nunca contrata candidatos com mais de 45 anos'

trabalhador velho

Escreve uma ouvinte: "A empresa em que trabalho é contra qualquer tipo de discriminação e pratica isso de maneira exemplar. Porém, tenho notado em todos os processos seletivos que acompanho, que nunca são contratados os candidatos com mais de 45 anos. É claro que os motivos alegados são sempre outros, como atualização, salário e demais fatores que até podem ter a ver com a idade, mas que não são apenas decorrentes da idade em si.

Estou lhe escrevendo porque não acredito que minha empresa esteja fazendo algo errado, mas porque acabei de completar 45 anos. E comecei a ficar muito preocupada com meu futuro. Se um dia eu vier a precisar de um emprego, também vou ser rejeitada? Você poderia me dizer se o que acontece em minha empresa é algo que se vê no mercado como um todo?"


Bom, sua avaliação me parece correta. E eu acrescentaria um outro fator que também tem influído nesse tipo de decisão. A média de idade dos chefes vem baixando. Há uns 30 ou 40 anos, eram bem raros os profissionais que chegavam a um cargo de gerente antes dos 35 anos de idade. Hoje é comum que cheguem bem antes dos 30. De modo geral, a idade da chefia baixou e acredito que, mesmo inconscientemente, chefes jovens prefiram trabalhar com subordinados jovens.

Por outro lado, não está havendo no mercado nenhuma conspiração contra os antigos que já estão empregados. Eles são devidamente valorizados e reconhecidos pelas empresas.

Portanto, não entre prematuramente em pânico. Você não corre o risco de perder o emprego apenas em função da sua idade.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: