2014-09-19

'Fiz relações internacionais e até hoje não consegui um emprego na área' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/09/2014, com o desabafo de um ouvinte que cursou relações internacionais e não conseguiu um emprego na área.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fiz relações internacionais e até hoje não consegui um emprego na área'

relações internacionais

Um ouvinte escreve: "Gostaria de fazer um desabafo. Eu me formei em relações internacionais. Rememorando os motivos que me levaram a optar por esse curso, percebo que fui ingênuo. Eu sempre me relacionei bem com pessoas e sempre sonhei com uma carreira internacional. Juntando essas duas coisas, o curso parecia uma resposta óbvia às minhas aspirações. Pois bem. Não consegui nenhum emprego compatível com o curso e hoje trabalho como corretor de imóveis. E nenhum dos colegas de curso com os quais tenho contato está trabalhando em algo sequer parecido com relações internacionais. Este desabafo é mais para alertar sobre a falácia desses cursos com nomes chamativos que não geram oportunidades de carreira."

Muito bem. Sinto por sua situação, mas não compartilho de sua conclusão. Não existem cursos ruins por natureza, existem cursos mal escolhidos. Se você estivesse trabalhando na época em um escritório de importação e exportação, o curso de relações internacionais teria sido uma decisão coerente.

Existem cursos que sempre originaram carreiras a partir do diploma, como medicina e engenharia, por exemplo. E existem outros que para serem cursados, requerem cuidados preliminares. Já estar trabalhando na área ou conhecer alguém que trabalhe e que possa servir como referência em uma contratação, são dois desses cuidados.

O seu desabafo é um sinal de alerta em relação a cursos não tradicionais. Mais no sentido de que é preciso pensar com cuidado antes para não se arrepender depois.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin