2014-09-29

Quais as maiores dificuldades que um funcionário público encontra para voltar à iniciativa privada? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 29/09/2014, com um ouvinte que quer saber qual a maior dificuldade que um funcionário público pode encontrar para retornar à iniciativa privada.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Quais as maiores dificuldades que um funcionário público encontra para voltar à iniciativa privada?

serviço público x iniciativa privada

Um ouvinte pergunta: "Em sua opinião, quais as maiores dificuldades que um funcionário público encontra para retornar à iniciativa privada?"

Bom, costumeiramente e erroneamente, a primeira que costuma ser citada é a discriminação, como se recrutadores de empresas privadas tivessem algum tipo de aversão coletiva a funcionários públicos. Eu nunca encontrei um recrutador que pensasse assim.

Mas encontrei muitos que fazem perguntas para entender os motivos que levariam alguém, como você, a deixar a iniciativa privada e depois querer voltar. Esse é o ponto nevrálgico em qualquer entrevista. Qual teria sido o motivo? Pressão excessiva? Insegurança quanto ao futuro? Receio de vir a ser dispensado por algum motivo banal, mesmo que o desempenho não tivesse sido ruim?

Esses motivos, que sempre fizeram parte da natureza de uma empresa privada, continuam fazendo. Talvez até tenham piorado nos últimos anos. Por isso, o candidato a emprego precisa ter bons argumentos não só para retornar, mas também para convencer o entrevistador de que não sairá novamente ao se deparar com as mesmas situações que o levaram a sair na vez anterior. O argumento mais plausível é o de que antes, o candidato só conhecia um lado da moeda. E agora pode comparar os dois lados.

Tudo isso não quer dizer que a iniciativa privada seja pior que o serviço público, ou vice-versa. Cada setor tem as suas particularidades. E cada pessoa se adapta melhor a um deles. A diferença é que o serviço público não pede explicações a quem deseje ingressar nele ou retornar a ele. Enquanto a iniciativa privada precisa ser previamente convencida para contratar alguém.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: