2014-09-03

Vale a pena estudar mandarim ou inglês já é suficiente para atender a demanda do mercado? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/09/2014, sobre se com o aumento da importância da China, vale a pena estudar mandarim ou se apenas o inglês já é suficiente.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Vale a pena estudar mandarim ou inglês já é suficiente para atender a demanda do mercado?

idiomas

Um ouvinte pergunta: "Com o crescimento econômico da China e a sua relevância como parceiro econômico do Brasil, valeria a pena estudar mandarim ou o inglês já é suficiente para atender à demanda do mercado?"

Bom, você pode estudar os dois. Mas caso decida optar por um só, sem dúvida, seria o inglês. Como bem sabemos, o Brasil também vem se tornando um parceiro comercial relevante para a China, mas nem por isso os chineses decidiram aprender português para poder negociar melhor conosco.

Por outro lado, se você pensar em oportunidades no mercado de trabalho brasileiro, há bem mais empresas coreanas do que chinesas, por aqui. Então valeria a pena aprender coreano? Também não. Os executivos dessas empresas falam inglês, assim como fazem os chineses, suecos, noruegueses...

Pensando no mercado de trabalho, a diferença entre o inglês e qualquer outro idioma é que o inglês amplia e os demais restringem. Falando fluentemente o inglês, você poderá se entender com uma dúzia de empresas de diferentes nacionalidades. Falando qualquer outra língua, irá se entender com uma só.

Um segundo idioma estrangeiro certamente agregará mais uma estrelinha a seu currículo, irá impressionar muito bem a quem for entrevistá-lo. Mas não tenha dúvidas de que, se você só falar um outro idioma que não seja o inglês, há enormes chances de você perder a vaga para alguém que seja fluente em inglês.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: