2015-07-06

Como me preparar para um teste de personalidade? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/07/2015, sobre testes de personalidade.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Como me preparar para um teste de personalidade?

testes de personalidade

Um ouvinte escreve: "A empresa em que trabalho promove anualmente um programa de desenvolvimento para funcionários. Fui um dos selecionados este ano, o que me deixou contente, mas não muito esperançoso porque foram inicialmente chamados perto de 100 funcionários, e somente 20 deles irão efetivamente participar do programa. A primeira peneirada vai ser um teste de personalidade, que já irá eliminar metade dessa turma de 100. Nunca fiz um teste desses e pergunto: como me preparar?"

Vamos lá. Esse é um teste usualmente administrado por psicólogos. E o objetivo dele é traçar o perfil de cada candidato. Você, por exemplo, não é um otimista, porque tem 50% de chances de passar para a segunda etapa do programa e já admitiu que não está muito esperançoso.

Existem vários modelos de testes de personalidade. O mais simples é aquele em que você responde a perguntas sobre as suas reações no ambiente de trabalho. Por exemplo: "se um colega fala muito alto, como você se comporta?"

Outro modelo é aquele em que as perguntas são mais pessoais. Por exemplo: "qual foi a sua maior frustração quando criança?"

Outro é aquele em que você interpreta uma figura desenhada.

E no fim, será traçado o seu perfil. E caso ele bata com o que sua empresa espera de um futuro líder, você será um dos selecionados para o programa de desenvolvimento.

Na internet há vários tipos de testes de personalidade. E vale a pena fazer alguns deles para entender como funcionam.

O nosso ouvinte foi avisado com antecedência que fará o teste, mas muitos candidatos a emprego, ou estágio, não são.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: