2015-07-23

'Não consigo emprego na área de relações internacionais' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 23/07/2015, sobre o mercado de trabalho da área de relações internacionais.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não consigo emprego na área de relações internacionais'

emprego em relações internacionais

Um ouvinte escreve: "Faz um ano que me formei em Relações Internacionais. E até agora, não consegui um emprego nessa área. Na verdade, não consegui uma única entrevista e nem vi um só anúncio de emprego para formandos no curso que fiz. Pergunto se esse curso é uma miragem ou se existem empresas que contratam profissionais de relações internacionais?"

Vamos lá. Em minha opinião, existem vários cursos que devem ser feitos depois que um profissional já está empregado e assentado, e deseja se especializar. O curso que você fez é um deles. Ele seria um complemento e não o ponto de partida.

Como você teve a oportunidade de constatar na prática, nos organogramas das empresas, mesmo nas maiores, não existe um quadrinho para assistente de relações internacionais. Mas existem muitos quadrinhos para profissionais de diversas áreas, que por ter contatos com a matriz no exterior ou com clientes de outros países, iriam se beneficiar dos conhecimentos que você adquiriu em seu curso. Simplificando, é como se você tivesse feito uma pós-graduação antes de fazer uma graduação.

A minha sugestão: procure um emprego mais básico, um que exista em qualquer empresa com contatos no exterior, como, por exemplo, auxiliar administrativo. Uma vez dentro da empresa, você poderá ir desenvolvendo as suas habilidades até merecer uma oportunidade que lhe permita utilizar o que aprendeu em seu curso. Pode demorar um pouquinho mais, mas não há como pular essa etapa inicial.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: