2015-07-10

'Tenho 48 anos e estou pensando em fazer um curso superior' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/07/2015, com um ouvinte de 48 anos que é técnico e está pensando em fazer um curso superior.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho 48 anos e estou pensando em fazer um curso superior'

curso superior

Um ouvinte escreve: "Tenho 48 anos e trabalho há 30 anos na área mecânica. Estou numa boa empresa e me mantenho atualizado, incluindo na parte de informática, que mudou muito o setor de automação mecânica nesses últimos anos. Só que nunca consegui fazer um curso superior e pergunto se fazer um agora, me daria valorização no mercado?"

Bom, usualmente a resposta para a pergunta "Devo fazer um curso superior?" é "Sim, deve." Mas existem algumas exceções e o seu caso pode ser uma delas. Então vamos lá.

Se você sente que um curso superior poderá lhe agregar um tipo de conhecimento que você ainda não possui e que lhe será útil e necessário, você deve fazer. Ou um de Engenharia Mecânica ou um de Administração.

Porém, se você sente que o seu valor para as empresas está no amplo e profundo conhecimento prático que você adquiriu, seria muito mais conveniente que você continuasse a fazer cursos curtos, de especialização e de reciclagem, relativos à sua área.

Pela descrição que você fez da sua carreira, você é o tipo de profissional que está em falta no mercado de trabalho. Técnicos experientes e atualizados estão cada vez mais se transformando em moscas brancas. Por isso, quanto mais técnico e mais prático você for, mais altas serão as suas chances de nunca ficar sem emprego.

Dito tudo isso, há um fator emocional a considerar. Muitos bons profissionais se sentem diminuídos por não terem um curso superior. E parecem remoçar quando se dispõem a cursar um. Se esse for o seu caso, então vá em frente.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: