2015-07-31

'Devo mudar de emprego para alavancar minha carreira?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/07/2015, com uma ouvinte que quer alavancar a carreira mudando de emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo mudar de emprego para alavancar minha carreira?'

mudando de emprego

Uma ouvinte escreve: "Estou há 7 anos em uma empresa e continuo fazendo o mesmo trabalho que fazia quando fui contratada. Completei 30 anos de idade e comecei a ficar preocupada por estar marcando passo. Mudar de emprego seria a maneira mais apropriada para alavancar a minha carreira?"

Talvez sim, talvez não. Se você está em uma empresa que oferece oportunidades e se colegas que entraram nela junto com você conseguiram progredir mais do que você, aí a resposta seria "talvez não". Nesse caso, a sua inércia profissional não foi ditada por algo que a empresa tenha deixado de fazer, mas por qualidades e habilidades que você talvez tenha, mas não demonstrou que tem.

Não estou dizendo que você não deva procurar outro emprego. Até deve, por dois motivos. O primeiro é que passar muito tempo fazendo a mesma coisa cria a impressão de acomodação. E a segunda é que mudanças costumam ser um fator de revitalização.

A questão é que se você mudar sem entender o que lhe faltou na empresa atual, fará com que as mesmas coisas lhe faltem na próxima.

Sugiro que você comece com uma auto-avaliação, a partir do que você enxerga nos seus colegas que já foram promovidos. O que eles têm que você não tem? Estudo? Iniciativa? Habilidade política? Liderança?

Se você conseguir determinar em quais aspectos você precisa melhorar, aí uma mudança poderá ser positiva, desde que você passe a investir nesses pontos na próxima empresa.

Em resumo, a sua carreira poderia ser alavancada por duas mudanças. Uma de emprego. E outra de atitudes.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: