2015-10-05

'Fui promovida, mas não vou ganhar aumento' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/10/2015, com uma ouvinte que foi promovida, mas que não vai ganhar aumento de salário.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fui promovida, mas não vou ganhar aumento'

sem aumento de salário

Uma ouvinte escreve: "Já ouvi você comentar sobre ouvintes que foram promovidos e demoraram meses para receber o reajuste correspondente. Mas o meu caso é pior: eu fui promovida e recebi a notícia de que não haverá nenhum aumento, nem agora e nem no futuro. Pergunto se tenho algum direito que possa ser pleiteado na justiça?"

Talvez você tenha. Um advogado trabalhista poderá analisar a sua situação mais detalhadamente e lhe dizer se existem condições para uma reclamação, com base, por exemplo, numa isonomia interna de cargos. O problema é que se você entrar com um processo agora, receberá muito pouco e provavelmente ficará sem o emprego.

Eu teria duas sugestões a lhe dar. A primeira é começar a guardar documentos que possam servir como comprovantes no futuro. E a segunda seria você aproveitar o novo título que tem, tenha ele ou não sido formalizado em sua carteira profissional, para poder explorar outras opções no mercado de trabalho.

Se você agora ocupa um cargo de chefia e continua ganhando como auxiliar, certamente o seu salário ficou abaixo da média do mercado. Use então a oportunidade que você recebeu para aprender e conseguir resultados práticos. Daqui a alguns meses, você não terá muitas dificuldades para conseguir outro emprego, mais rentável. Ou, quando conseguir um, poder negociar com a sua empresa atual o pagamento dos meses que você passou com a responsabilidade da chefia, mas sem o aumento.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin