2015-10-28

'Dono da empresa mistura a conta jurídica com a pessoal' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 28/10/2015, com um ouvinte que trabalha em uma empresa desestruturada e quer aplicar seus conhecimentos recém-adquiridos no curso de Administração para ajudar na organização.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Dono da empresa mistura a conta jurídica com a pessoal'

finanças bagunçadas

Um ouvinte escreve: "Estou no segundo ano de Administração e ingressei em uma pequena empresa, que presta serviços a uma outra empresa maior. Somos apenas dez funcionários e percebi que o dono da empresa não tem controles financeiros da operação. Ele mistura a conta jurídica com a pessoal e vive de rendimentos. Como posso fazer para o meu chefe confiar em mim e permitir que eu implante os controles necessários?"

Vamos lá. Como você não mencionou a função que executa, vou supor que você não tenha sido contratado para consertar a parte de controladoria financeira da empresa. Nesse caso, você deve começar a sua busca pela confiança executando com precisão as tarefas para as quais foi contratado.

Depois de três meses apresentando bons resultados, você pode propor a seu chefe uma planilha de controle. Uma só, e a mais simples possível, para que ele possa ver que os conhecimentos que você está adquirindo na faculdade podem ser muito úteis além do seu trabalho habitual. E só faça uma segunda sugestão depois que a primeira estiver funcionando bem, sem nenhuma falha.

Eu entendo que você sinta vontade de aplicar, de uma só vez, tudo o que está aprendendo. Mas a paciência irá lhe render frutos melhores. Durante o processo, não permita que surja, de parte dos seus colegas e do seu chefe, suspeitas de que você esteja querendo dar um passo maior que a perna. Repita que você só quer colaborar, e não mostrar que sabe mais que o resto.

Numa carreira, aliar conhecimento e humildade é uma receita infalível.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin