Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/10/2015, com um ouvinte que pode fazer um curso no exterior, mas está com receio de deixar o emprego nesses tempos de crise.
Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.
/===================================================================================
'Vale a pena pedir a conta neste momento para fazer uma pós no exterior?'
Escreve um ouvinte: "Tenho 25 anos, estou empregado e não tenho queixas a fazer. Mas apareceu uma oportunidade de fazer uma pós-graduação no exterior. Faz mais de um ano que venho economizando para pagar esse curso e me manter por um período sem trabalhar, mas agora fiquei em dúvida. Será que neste momento vale a pena pedir a conta? Será que depois de um ano fora do Brasil, vou de fato conseguir um emprego melhor do que este que tenho atualmente?"
Vamos lá. Se quando você retornar a crise tiver passado e as empresas tiverem voltado a contratar, é muito provável que você consiga um emprego pelo menos igual ao que tem hoje.
A questão é que os economistas não estão muito seguros quanto ao desdobramento e a duração dessa crise. Alguns acreditam que ela vai amainar no próximo ano e outros creem que ela irá se esticar até o ano seguinte. O risco nesse caso seria você retornar e passar um período desempregado, ou então ter que aceitar, momentaneamente, um salário até menor que o atual.
Dito tudo isso, em seu lugar, eu iria. Tanto pelo curso em si, quanto por sua idade. Se há um momento para você arriscar, é este. Na medida em que o tempo for passando, mais irá aumentar o seu receio em deixar o emprego e partir para um período prolongado no exterior.
Outro ponto importante, e que atormenta muita gente, é o de olhar para trás e pensar no que poderia ter feito e deixou de fazer. Se você deixar passar a oportunidade agora, irá se arrepender. Se aproveitá-la, talvez se arrependa, mas não tanto. A segunda opção é melhor.
Max Gehringer, para CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário