2015-10-30

'Serei dispensada do atual emprego e não sei se comunico ao entrevistador' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/10/2015, com uma ouvinte que está em um processo de seleção de emprego e será dispensada do seu trabalho atual, no qual é em uma grande empresa de renome, fato que pode ter influenciado em sua boa trajetória nesse processo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Serei dispensada do atual emprego e não sei se comunico ao entrevistador'

mulher processo seleção de emprego

Uma ouvinte escreve: "Comecei a participar de um processo seletivo e nesse momento estou entre os três finalistas dele. Não estou desempregada, trabalho em uma grande empresa, de muito nome no mercado, e acredito que esse tenha sido um dos motivos para ser selecionada no início desse processo e me tornar uma forte competidora. Porém, fui comunicada por minha empresa que serei dispensada daqui a alguns dias.

Isso quer dizer que, antes de participar da etapa final do processo, estarei desempregada. Pergunto se essa é uma informação que devo prestar a meu possível futuro empregador? Caso deva, eu temo que o entusiasmo mostrado até agora pelos entrevistadores possa diminuir e que eu perca a vaga. O que faço: falo ou me calo?"


Eu imagino que se o processo não se estender muito, você ainda estará dentro do período de aviso prévio antes que o processo seja concluído. Minha sugestão é que você, por enquanto, não diga algo que não está sendo perguntado. E mais ainda, algo que não vai diminuir em nada a boa experiência adquirida que você poderá levar para a nova empresa.

Caso você seja mesmo contratada, no momento de apresentar a sua carteira profissional, alguém poderá notar que a sua demissão se deu ainda durante o processo. Se lhe for perguntado por que você não revelou esse fato, responda apenas que não o considerou importante para efeito do processo em si, mas que está à disposição para explicar o motivo se a nova empresa assim o desejar.

Mas dificilmente ela desejará. Se você era a melhor candidata do processo, isso é o que vai importar.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin