2015-10-15

'Tenho um chefe que se diz muito culto' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/10/2015, com um ouvinte que tem um chefe arrogante que se diz muito culto.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho um chefe que se diz muito culto'

chefe arrogante

Um ouvinte escreve: "Tenho um chefe que se considera muito culto e diz que nós, os subordinados, não temos cultura. A questão é que ele é tão atrasado que precisa de minha ajuda até para mandar um e-mail para um grupo de usuários, porque ele ainda não aprendeu a fazer isso. É difícil trabalhar assim, tendo que pajear a quem acredita ser superior ao resto. O que faço?"

Vamos por partes. O fato do seu chefe não entender de informática não o torna menos culto, apenas indica que ele não acompanhou a evolução recente de um aspecto tecnológico.

Segunda parte. Mesmo que o seu chefe possa ser extremamente culto em vários outros campos de conhecimento, há várias maneiras educadas de ele sugerir aos subordinados que adquiram mais cultura. Criticar sem oferecer soluções, além de não ser nada educado, também não é producente.

E aí vem a sua pergunta: o que você faz? Do ponto de vista pessoal, deixe que o seu chefe continue arrotando cultura. Do ponto de vista da sua carreira, invista no seu aprendizado, não para provar algo ao chefe, mas para o seu próprio benefício futuro.

O que eu lhe sugiro não fazer é criar um atrito com seu chefe porque ele lhe pede ajuda nos e-mails. Pelo contrário, auxilie sempre que puder, para mostrar que um chefe que não é o melhor modelo de liderança pode ter um subordinado que é o melhor modelo de profissionalismo.

Talvez não altere nada na carreira dele, mas será de bastante valor para a sua.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin