2016-05-26

'Como explicar a meus funcionários que seremos todos demitidos?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/05/2016, com uma ouvinte que será demitida com todo o seu setor e tem que dar essa notícia aos seus subordinados.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Como explicar a meus funcionários que seremos todos demitidos?'

mulher demitida

Escreve uma ouvinte: "Sou coordenadora de um setor e ontem fui comunicada por meu superior que o meu setor será extinto. Como os cortes envolverão também outras áreas da empresa, não existe a possibilidade de um remanejamento interno. Por isso, eu e meus quatro funcionários seremos dispensados e indenizados dentro de 30 dias. Preciso comunicá-los sobre a decisão tomada e não sei como fazer isso. O que posso dizer a eles numa situação desagradável como essa?"

Vamos lá. Não que isso seja bom, mas o fato de que você também será demitida irá abrandar as reações dos seus subordinados. Se você fosse preservada, poderia haver queixas de protecionismo aos mais fortes e castigo sem culpa aos mais fracos.

Como você é tão vítima quanto eles, sugiro que você comece o encontro comunicando o fato sem preâmbulos, mais ou menos assim:

"Gente, seremos todos demitidos por decisão da empresa. Não fui consultada e desconheço a real situação da empresa, e por isso, não posso nem explicar, nem defender, nem acusar. De minha parte, vou trabalhar bem até o último dia, porque acredito que a empresa irá se recuperar e um dia poderá chamar de volta os que se portarem com profissionalismo."

E aí, deixe que todos desabafem os sentimentos.

Eu poderia ainda lhe aconselhar a não ficar magoada. Mas não vou me atrever a fazer isso, porque eu ficaria, se estivesse em seu lugar. Nenhuma pessoa normal consegue digerir a decepção de ter feito um bom trabalho e ser demitida.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin