2016-05-25

'Sou o mais jovem de um grupo de gerentes e não sou escutado' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 25/05/2016, com um ouvinte que é o gerente mais jovem de sua empresa e por isso é deixado de lado nas reuniões com outros gerentes mais velhos.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Sou o mais jovem de um grupo de gerentes e não sou escutado'

reunião de gerentes

Um ouvinte escreve: "Tenho 25 anos e sou o mais jovem de um grupo de gerentes aqui da empresa. Por isso, sou pouco ouvido nas reuniões gerenciais e, não raramente, as minhas opiniões são descartadas sem sequer serem consideradas. Como posso me impor num ambiente assim?"

Começando pelo óbvio, se você foi promovido a gerente é porque mostrou méritos. E se está fazendo o seu trabalho com competência, outras promoções certamente virão.

Agora tente analisar a situação pelo prisma de seus colegas gerentes. Todos eles são mais maduros que você, em termos de idade e de experiência. Isso não quer dizer que eles sejam melhores que você, nem mais espertos, nem mais assertivos.

Quer dizer apenas que eles se amparam nos dois fatores que têm em comum, a idade e o tempo de casa, para criar um vínculo de sustentação coletiva. Se um jovem começa a se destacar demais em um grupo assim, os mais antigos podem enxergar nisso um risco a segurança deles.

Minha sugestão: use o tempo a seu favor. Em reuniões, limite suas opiniões a assuntos da sua área e elogie os seus colegas por ações que eles tomaram nas áreas deles. Você ganhará simpatias porque começará a se parecer com o grupo e não por destoar dele.

Impor-se, no seu caso, é mostrar que ninguém precisará temê-lo quando você se tornar diretor, algo que a empresa já lhe acenou que poderá vir a acontecer, se você souber como conquistar a confiança dos seus futuros subordinados.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: