2016-05-20

Só é executivo quem possui subordinados? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 20/05/2016, com um ouvinte que tem um cargo com o título de 'executivo de contas'.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Só é executivo quem possui subordinados?

executivo de contas

Um ouvinte escreve: "Por favor, me esclareça uma dúvida. Tenho o título de 'Executivo de Contas' em uma organização financeira, mas não tenho subordinados. Quando digo que tenho um cargo executivo, as pessoas me dizem que não, que só pode ser chamado de executivo quem lidera equipes. Afinal, o que eu sou?"

Bom, o modo mais simples de diferenciar é este: um executor é quem executa uma tarefa; um executivo é quem determina como a tarefa será executada.

No seu caso, você é um executivo se a sua função lhe permite tomar decisões e aplicá-las sem precisar consultar o seu superior. Agora, se o seu trabalho consiste em reunir dados, analisá-los e propor soluções ou estratégias que necessitarão de uma aprovação para serem colocadas em prática, pela definição do mercado você seria um analista.

Outro título que também causa dúvidas é o de gestor. Em algumas empresas, pode ser o equivalente a um gerente, e em outras, um trabalho burocrático.

Como as nomenclaturas de cargos nem sempre coincidem, quem for enviar um currículo pode eliminar dúvidas ao especificar a quem se reporta diretamente. Por exemplo: "executivo de contas subordinado ao diretor financeiro". Isso transmite a dimensão da função dentro da organização.

E finalmente, não dê muita bola para quem tenta desqualificar o título que você tem. O que importa é que o seu trabalho seja relevante para a sua empresa e que você esteja sendo valorizado pela execução dele.

Max Gehringer, para CBN.


Um comentário:

Ana P. disse...

o cargo que eu exerço tem executivo no nome, mas só pra ficar bonito, pq no geral eu me reporto até pras tia da limpeza.