2016-05-09

O sucesso inicial é evasivo - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 09/05/2016, sobre sucesso na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

O sucesso inicial é evasivo

sucesso na carreira

Um ouvinte escreve: "Tenho 18 anos e quero ter sucesso rapidamente em minha carreira. Como posso conseguir?"

Bom, permita-me começar sugerindo uma pequena pesquisa na internet. Selecione o período de 2000 a 2005 e busque notícias sobre histórias de jovens que estavam tendo sucesso e que eram apontados como exemplos a serem seguidos. Há pelo menos uma centena dessas histórias em sites de revistas de negócios.

Aí faça outra busca, para localizar nos dias atuais esses mesmos jovens, que hoje estão ali pela casa dos 35 anos. Supostamente todos eles deveriam estar ocupando cargos de diretoria ou presidência em grandes empresas, mas você encontrará bem poucas referências a eles. E a maioria delas, em redes de relacionamento profissional.

Isso porque o sucesso inicial é evasivo. Um jovem pode até dar um salto ocasional no início da carreira, mas somente terá sucesso em longo prazo se souber equilibrar a ambição e a paciência. A primeira para ser ousado e inovador. E a segunda para entender como as promoções acontecem naquela empresa em que ele estiver trabalhando.

Agora, se você fizer a busca contrária, isto é, selecionar altos executivos de grandes empresas que hoje tenham entre 30 e 40 anos, e procurar notícias sobre eles publicadas há 10 ou 20 anos, provavelmente não encontrará nenhuma, porque eles estavam construindo a carreira passo a passo.

Não quero com isso desanimá-lo, pelo contrário. Você pode ter uma carreira rápida bastando que entenda o que a empresa deseja e trazendo os resultados que ela espera mais rapidamente que os seus colegas, também jovens e igualmente ambiciosos.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin