2016-05-05

Qual a melhor maneira de começar a carreira de consultor autônomo? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/05/2016, sobre como um recém-formado em engenharia já com uma certa idade pode começar uma carreira de consultor autônomo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Qual a melhor maneira de começar a carreira de consultor autônomo?

consultor empresarial

Escreve um ouvinte: "Tenho 46 anos, formação técnica em mecânica e daqui há um ano vou me formar em engenharia, um sonho antigo que não me foi possível realizar há mais tempo. Em função da minha idade, penso em me tornar um consultor autônomo, já que possuo muito conhecimento prático e vou agregar a ele uma boa base teórica. Pergunto: qual seria a melhor maneira de começar essa nova etapa?"

Bom, primeiro, parabéns pela dedicação. Como você mostrou, sonhos não têm idade.

Eu lhe recomendaria passar um tempo, um ano talvez, trabalhando como engenheiro em uma empresa. Ou nesta que você está agora, caso esteja empregado, ou em alguma na qual trabalhou e que lhe desse essa oportunidade.

Mesmo que não seja uma posição de alto nível, como engenheiro titular de um setor, a experiência iria lhe proporcionar uma visão prática de burocracia, legislação e outros detalhes que você só aprendeu na faculdade.

Depois disso, você poderá se estabelecer como autônomo e precisará encontrar clientes. Eu lhe sugiro começar por empresas de pequeno porte, aquelas que não podem pagar um engenheiro em tempo integral, mas que pagariam pelos serviços de alguém que pudesse trazer, em curto prazo, sugestões de produtividade e melhorias.

Uma boa maneira de você começar a sua busca é através da Associação Comercial e Industrial da sua cidade. Faça um contato, consiga uma lista de empresas e envie a elas propostas detalhando o que você poderia oferecer por um preço justo e acessível.

Pode ser que você não encontre uma de imediato. Mas depois que encontrar a primeira e fizer um bom trabalho, outras aparecerão.

E o bom de tudo isso, considerando-se a sua idade, é que você poderá ter uma carreira muito mais longa do que a que teria como empregado.

Max Gehringer, para CBN.


No comments:

Blog Widget by LinkWithin