2016-05-02

'Como convencer o chefe que não dá para mudar o modo como trabalhamos?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/05/2016, com um ouvinte que trabalha em um setor rotineiro e burocrático e cujo chefe está pedindo sugestões para melhorar o trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Como convencer o chefe que não dá para mudar o modo como trabalhamos?'

programa de produtividade

Um ouvinte escreve: "Nossa empresa implantou um programa geral de produtividade, certamente por causa da crise atual, porque nunca tivemos um programa assim antes. O nosso chefe, que adora agradar aos superiores dele, começou a nos cobrar sugestões para sermos mais produtivos, mas ele mesmo não tem nenhuma ideia do que possa ser feito, porque o trabalho do nosso setor é repetitivo, rotineiro e burocrático, e não acreditamos que seja possível mudar a maneira como trabalhamos. Como podemos convencer nosso chefe a aceitar essa realidade?"

Vocês não devem tentar convencê-lo. Mesmo que ele não saiba por onde começar, em empresas, as tarefas que vem sendo feitas do mesmo modo, há muito tempo, são as que mais permitem a busca de medidas produtivas.

O que o chefe está pedindo é que cada um de vocês olhe para o próprio trabalho como se vocês estivessem acabado de entrar na empresa, que conversem com conhecidos de outras empresas e descubram se nelas o mesmo tipo de trabalho é feito de maneira diferente.

Tenham em mente também que a direção de sua empresa não está imaginando que grandes economias irão vir do setor de vocês. Existem outros setores que poderão contribuir com resultados mais palpáveis.

O que posso sugerir é que você e seus colegas não procurem mudanças radicais, mas sim pequenas alterações que irão representar um real de economia ou um minuto a menos de tempo. A soma dessas medidas irá se agregar ao esforço geral da empresa e vocês perceberão que podem ter boas ideias se tentarem.

E não menos importante, deixarão o chefe bem com os superiores dele, que é tudo o que ele quer.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: