2018-10-04

Empregado tem direito a recompensa financeira por desenvolver um projeto na empresa? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/10/2018, com um ouvinte que desenvolveu um processo que pode economizar muito dinheiro para a empresa em que trabalha e quer saber se tem direito a alguma recompensa por isso.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

Empregado tem direito a recompensa financeira por desenvolver um projeto na empresa?

recompensa financeira negada

Escreve um ouvinte: "Por minha própria iniciativa, desenvolvi para a empresa em que trabalho, um processo que pode resultar em uma grande economia. O processo ainda está em estudo, mas tem boa possibilidade de ser aprovado. Caso ele seja implantado, pergunto se eu teria direito a algum tipo de recompensa financeira?"

Vamos começar pela má notícia. Do ponto de vista legal: não, você não teria. Todo e qualquer projeto desenvolvido por um empregado, no exercício da função, se torna propriedade intelectual e patrimonial da empresa.

A única exceção a essa regra seria a de um pré-contrato de trabalho, em que a empresa se comprometesse a pagar um adicional, em um caso como o seu.

Porém, se de fato o projeto for implantado e resultar na economia prevista, a sua empresa seria muito mesquinha se não lhe concedesse algum tipo de bônus.

Não só pelo seu merecimento, mas também para não desestimular outros empregados que também poderiam contribuir com sugestões para beneficiar a empresa.

Caso nada lhe seja oferecido após o projeto ter decolado, eu lhe diria que você está em uma empresa que tem apoio legal para limitar o reconhecimento a um "muito obrigado", mas moralmente, você mereceria bem mais.

Se nada acontecer, resta o consolo de que você mostrou ter visão, criatividade e iniciativa. E essas qualidades lhe garantirão um futuro promissor, em alguma empresa que saiba incentivar adequadamente a quem merece.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: