2018-10-08

'Meu gerente escreve vários emails errados, devo avisá-lo?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 08/10/2018, com uma ouvinte que tem um chefe que escreve errado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Meu gerente escreve vários emails errados, devo avisá-lo?'

escrevendo e-mails

Uma ouvinte escreve: "Sou secretária executiva há 20 anos e meu atual gerente tem 29 anos de idade. Bom moço, muito competente, mas péssimo em português. Ele mesmo redige seus e-mails internos e eu fico assombrada com a quantidade de erros básicos que ele comete.

Já pensei várias vezes em alertá-lo para isso, mas não sei como. Fico pensando com meus botões como é que alguém conseguiu chegar ao cargo que ele tem, escrevendo como se tivesse fugido do ensino fundamental?"


Haha. Seus botões provavelmente lhe responderiam que ele chegou porque conseguiu escapar de testes de emprego que tivessem redações como pré-requisito.

Não sei como você poderia abordá-lo sem ofendê-lo, mas posso lhe dar algumas razões para você não fazer isso.

Primeira: escrever errado pode atrapalhar a carreira dele. Não é verdade, porque ele já chegou a gerente.

Segunda: escrever corretamente é dever de todo brasileiro. Verdade, mas isso não significa que qualquer brasileiro possa se auto-nomear revisor da gramática alheia.

Terceira: é ruim para a imagem da empresa. Pode ser, mas essa deve ser uma preocupação da direção da empresa.

E quarta: ter um chefe assim incentiva os subordinados a também não se preocuparem com o português. Verdade, mas bons resultados operacionais tendem a mascarar as deficiências.

Em resumo, os meus botões concordam com os seus, mas o português do seu gerente é problema dele. Ou, como ele escreveria, "poblema".

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: